terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Melhor redação da sala de 9º ano A, manhã sobre as discussões acerca da Semana da Consciência Negra










Preconceito Racial

O Brasil é um País mestiço, onde convivem: negros, brancos, pardos e indígenas. Todos vivem em uma sociedade desigual, em que muitos têm pouco e poucos têm muito. Essa desigualdade vem desde quando os negros serviam apenas de escravos e eram tratados como mercadorias.
Para as pessoas que tinham cor clara, era uma ofensa permanecer em um local onde estivessem negros.
Mas os negros foram libertados, e com muita dificuldade, continuam lutando para garantir seus direitos perante a sociedade.
Atualmente, existem várias personalidades, além de Obama que, mesmo sofrendo o preconceito racial no passado, conseguiram superar as dificuldades e possuem carreira de sucesso, seja no esporte, na política, no ramo empresarial ou na mídia, enfim, os negros passaram a assumir postos que, historicamente, não alcançavam, conquistaram direitos que antes não possuíam, desde o direito á liberdade até o direito de processar indivíduos que cometem injúrias raciais. Aos poucos, os negros estão conquistando a sua posição na sociedade.
Porém, deve-se considerar que muitas pessoas ainda são vítimas de preconceito racial, uma vez que os negros são vistos com certo olhar de desconfiança ao passar por locais freqüentados pela alta sociedade.
 AUTORA 
Nayara Ingrid Xavier Gonçalves.

PROFESSORA ORIENTADORA
JANICE MATOS. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário