REGULAMENTO
FEIRA
DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
1.
Objetivos:
- Incentivar a atividade científica, por meio da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.
- Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos para despertar vocações.
2.
Composição das equipes:
- Cada equipe terá, no máximo, 10 alunos e, no mínimo, 5 alunos.
- Alunos do 7º ano (Ensino Fundamental II) ao 3º ano (Ensino Médio) estão aptos a participar, porém as equipes devem ser formadas por estudantes da mesma série e mesmo turno, não havendo obrigatoriedade de serem da mesma turma.
- Após a inscrição, as equipes não receberão novos integrantes.
- Cada equipe poderá inscrever um único projeto.
3.
Inscrição:
No
ato da inscrição, deverá ser entregue o projeto com, no máximo,
2 páginas, de acordo com o modelo disponível no blog da escola
www.jbezerrademenezes.blogspot.com,
de 19
a 22/12/11.
Os projetos deverão ser entregues para a Profª
Penha,
no Centro de Multimeios , no horário das 7:30às
11:30 ou
para a Profª
Ana Carmem
na
Sala Recursos Multifuncionais, das 13:30
às 16:30/ ProfªNoberta
ou Cecília
das 19h às 21h.A
escolha do tema e a elaboração do projeto são de inteira
responsabilidade da equipe de alunos. Haverá reunião com a
comissão organizadora no dia 19/12 (segunda-feira) no horário
normal de aula (Manhã/Tarde/Noite).
- Duvidas no blog da escola: procurar o prof. Luciano (M/T) no Laboratório Educacional de Informática (LEI) e a Noite a Profª. Cecília na Sala de Multimeios.
4.
Projetos:
- Cada equipe deverá escolher um título relacionado com o tema central ”O mundo em que Vivemos” e especificar a matéria foco do projeto.
- A escolha do tema é de inteira responsabilidade das equipes.
- Os projetos deverão estar de acordo com o conteúdo programático da escola.
- Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Instituição.
- Será proibida a exposição no estande de: organismos vivos; espécimes (ou partes) dissecadas; animais vertebrados ou invertebrados; órgãos ou membros de animais/humanos ou fluidos (sangue, urina, etc.); substâncias tóxicas ou de uso controlado; colocação em marcha de motores ou similares; materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos); fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que possam chocar o público (técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas similares); aparelhos de áudio que não façam parte do projeto; quaisquer sistemas que produzam som maior do que 80 dB; sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do projeto; sistemas que possam consumir mais do que 1 quilowatt de energia elétrica.
5.
Classificação
- A Classificação será feita pela equipe de professores julgadores .
- Serão escolhidos até 03 trabalhos do Ensino Fundamental e até 03 trabalhos do Ensino Médio.
- A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 07/01/2012 (sábado), na própria escola e blog www.jbezerrademenezes.blogspot.com.
- As equipes cujos trabalhos não forem selecionados poderão entrar com recurso até o dia 9/01/2012 (segunda-feira), solicitando a reavaliação do projeto.
- Os recursos deverão ser, obrigatoriamente, por escrito (conforme modelo que está no blog); e devem conter o nome do projeto, o nome dos componentes da equipe e a defesa do projeto.
6.
Execução do Projeto:
- Cada equipe contará com um professor orientador que programará três encontros. Em todos os encontros o grupo será avaliado.
- No caso de construção de maquetes, a equipe deverá utilizar materiais de fácil reciclagem.
7.
Avaliação
A
avaliação ocorrerá em dois momentos:
- A1: Avaliação pelo Professor orientador, durante os 03 (três) encontros que antecedem à apresentação. A nota do A1 varia de 0 a 3 pontos .
- A2: Avaliação realizada por mais dois professores avaliadores, feita durante a exposição. A nota do A2 varia de 1 a 7 pontos.
A nota final será a
soma de A1 e A2 e será válida para todos os integrantes da equipe.
- Cada equipe poderá escolher três disciplinas para que a nota da Feira seja acrescentada à média do 4º bimestre. As disciplinas serão informadas ao professor orientador na 1ª reunião.
ASPECTOS
CONSIDERADOS DURANTE A AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:
1.
Conhecimento científico.
2.
Demonstração, por meio de atividade prática da turma.
3.
Participação dos componentes da equipe.
4.
Aspecto visual do trabalho.
5.
Coerência entre projeto e trabalho final, inclusive o cumprimento
dos objetivos propostos e das orientações do professor que
acompanha o grupo.
6.
Organização geral inclusive a limpeza e a organização do local da
exposição.
8.
Apresentação dos trabalhos:
- A exposição dos trabalhos para o público acontecerá no dia 6 e 7 de janeiro de 2012 (sexta e sábado), para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio. O horário de funcionamento da feira será pela manhã ( sexta e sábado) 7:30 às 11h30 pela tarde (sexta- sábado) 13h às 16h e a noite (sexta-feira) 19h às 21h nas salas de aula da escola .
- Os alunos expositores deverão montar seu estande no dia 05 de Janeiro de 2012(quinta-feira), no período das 19h às 21h.
- No dia da exposição, os alunos deverão estar no local com 30 minutos de antecedência.
- Todo o material necessário para elaboração e apresentação dos trabalhos será de inteira responsabilidade das equipes (cartolina, fita gomada, folha de papel ofício , canetas, cola, aparelho de som , tv,dvd, etc.).
- A escola disponibilizará dois aparelhos Data Show que poderão ser agendados pelo professor orientador do trabalho que se responsabilizará pela devolução do mesmo.
- Ao final das apresentações, é responsabilidade dos alunos a desmontagem, deixando o espaço limpo.
- A equipe que se ausentar do estande antes dos horários previstos, cometer atos de indisciplina ou não cumprir com as determinações dos itens prescritos, terá a sua nota A2 diminuída pela Comissão Organizadora.
- Fica a critério dos componentes da equipe solicitar informações ou empréstimo de materiais de outras instituições. Quando isso ocorrer, a equipe deverá comunicar ao professor orientador, antes de fazê-lo.
9.
Observações a considerar sobre o fardamento:
- As equipes poderão confeccionar blusa com o tema abordado que serão usadas com a calça da farda. ( não será permitida o uso de shorts e saias, exceto a usual nos dias letivos). As blusas da Feira serão usadas até o final do ano letivo , caso esteja de acordo com os critérios da escola(blusas – tamanho adequado e semelhante ao fardamento ).
10.Disposições
Gerais:
- Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento, que é composta pelo:
Núcleo
Gestor
- Eliane Ferreira
- Edna Tavares
- Jocélio Cunha e
PCA'S
(Professores Coordenadores de Área)
- Alaildo Felipe – Ciências da Natureza e Exatas
- Janice Matos – Linguagem e Códigos
- Luciano Ferreira – Ciências Humanas.
clique aqui para baixar:
o edital , modelo de projeto e o modelo de envio de recurso na íntegra:
https://rapidshare.com/files/2654518966/edital_para_feira_de_ciências.doc
https://rapidshare.com/files/240014591/modelo_de_projeto_para_feira_de_ciencias.doc
https://rapidshare.com/files/117546812/modelo_para_envio_do_recurso_para_projetos_da__feira_de_ciencias.doc
o edital , modelo de projeto e o modelo de envio de recurso na íntegra:
https://rapidshare.com/files/2654518966/edital_para_feira_de_ciências.doc
https://rapidshare.com/files/240014591/modelo_de_projeto_para_feira_de_ciencias.doc
https://rapidshare.com/files/117546812/modelo_para_envio_do_recurso_para_projetos_da__feira_de_ciencias.doc
a maioria dos alunos nao iram participar por conta do USO DA FARDA DA FEIRA.a farda nao influi na minha opiniao o que vale e o trabalho e o desenvolvimento e aprendizado do aluno nao é todo aluno que tem condiçoes,queremos participar mas nao podemos e mesmo se o uso nao for obrigatorio mas vence quem fizer a farda façam alguma coisa deem uma soluçao urgente.
ResponderExcluirqueria muito participar e varios outros deem um jeito rapido passem nas salas avisando algo sobre o uso da farda seria bom se o fardamento nao contasse na pontuaçao ai ta uma dica amo essa escola valeuuuuuuuuu.
ResponderExcluir