domingo, 8 de janeiro de 2012

AULA DE CAMPO-BALNEÁRIO DO CALDAS

PROJETO CULTURAL - AULA  DE  CAMPO

BALNEÁRIO DO CALDAS

BARBALHA - CEARÁ





ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

PROFESSORA E DIRETORA DE TURMA
  MARLY PALMEIRA DA  COSTA






A P O I O

C R E D E    1 9

JUAZEIRO  DO  NORTE  -  CEARÁ





1.0  –  OBJETIVO GERAL
         Elaborar  trabalho de Pesquisa de Campo com os alunos do 1º Ano “E” do Ensino Médio, do turno vespertino, do Colégio José Bezerra, nesta cidade, através de anotações e questionários de perguntas elaboradas pela Coordenadora do Evento, Professora Marly Palmeira da Costa e que deverão ser respondidas pelas equipes envolvidas nesta atividade, analisando e aprendendo sobre os recursos naturais do Balneário do Caldas, em Barbalha e da sua importância no contexto turístico para a Região do Cariri – utilizando-se como recursos máquinas fotográficas digitais e celulares e  apresentar um trabalho elaborado  com imagens e argumentos digitados enaltecendo esta importante área de lazer.

2.0 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Despertar nos alunos os interesses pela valorização e preservação da natureza (conscientização ecológica).
b) Realizar integração social através do lazer, trabalhos em equipes, atividades esportivas e recreativas.
c) Desenvolver nos integrantes deste projeto a prática de relações humanas e noções de etiqueta social.
d) Preparar os integrantes deste evento para que aprendam a se auto-organizarem em viagem de lazer,  de responsabilidades individuais, coletivas e de interesse cultural.  No futuro estarão aptos e terão aprendido a obedecer a horários rígidos de trabalho e de viagens, cumprindo cronograma de atividades pré-estabelecidas, sabendo separar com responsabilidades os horários de lazer e trabalhos.
e) Oportunidade de convívio social com pessoas desconhecidas, respeitando o direito e a individualidade dos outros para que possam também ser respeitados, obedecendo aos princípios sociais da cidadania.

3.0 –  VIAGEM DE RECONHECIMENTO “IN LOCO”
            A Professora Marly, deverá visitar com antecedência o local indicado (Balneário do Caldas), visando colher informações e subsídios culturais para enriquecer a elaboração do trabalho de campo e distribuir tarefas em locais diferenciados para cada equipe.

4.0 –  APOIO DO TRANSPORTE
         Deverá ser solicitado com antecedência o apoio do ônibus pertencente ao CREDE 19, com o objetivo de realizar o percurso de ida e volta para o Caldas, sem ônus para os alunos, que ficarão com as responsabilidades individuais de pagarem suas entradas de acesso ao mencionado local, bem como providenciarem alimentações que deverão ficar guardadas no ônibus (que ficará em local protegido, fora das dependências desta área de lazer) para evitarem com esta estratégia, despesas com alimentações.  Facilitando a saída (para almoçar) e o retorno todos terão as obrigações de providenciarem documentos com fotos, e uma relação digitada com os nomes de todos os alunos e do estabelecimento de ensino.



5.0 –  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTAS
         Será elaborado um cronograma com horários e atividades específicas que deverá ser rigorosamente obedecido, para que todos os objetivos sejam alcançados com sucesso, evitando que os alunos se dispersem, evitem acidentes e contratempos desagradáveis.

6.0 –  DIVULGAÇÃO DO EVENTO
         Deverá ser realizada uma reunião com os pais dos alunos envolvidos, procurando conscientizá-los da importância deste trabalho de natureza social e cultural, de grande importância para a integração na sociedade de seus filhos, com disciplina e sem a utilização de bebidas alcoólicas e drogas.

7.0 –  ATENDIMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS
         Atualmente no Caldas existe uma Barraca de Primeiros Socorros com as presenças de profissionais treinados e qualificados para atender as pessoas acidentadas.

8.0 – TELEFONE  DE APOIO E EMERGÊNCIA
         O celular da Professora Marly, ficará disponível durante todo o horário da programação, para que os pais ou responsáveis possam manter contato a qualquer momento.

9.0 – QUADROS CLÍNICOS DOS ALUNOS
         Cada aluno deverá receber um formulário com informações pessoais, para que em caso de emergência extrema possa ser enviado a um hospital próximo e ser atendido pelos SUS (Sistema Único de Saúde).  Para evitar atropelos de última hora, deverá ser checado com antecedência pela Organizadora do Evento quais os procedimentos a serem adotados para que o atendimento médico e a internação possa ser realizada com rapidez e eficiência.  Neste formulário deverá conter nomes completos dos pais e responsáveis, bem como telefones e celulares para contatos e informações individuais sobre o estado clínico de cada aluno, que deverão ser sigilosas e não divulgadas para evitarem constrangimentos

10.0 – ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADAS
►Providenciar planilhas de materiais pessoais que deverão ser usadas pelos alunos.

►Proibir o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e drogas.

►Fazer o Mapa de Cadeiras do Ônibus e definir através de sorteios ou de outros critérios quais as duplas que deverão viajar juntas, evitando-se brigas e discussões desagradáveis.  Os alunos que viajarem em pé para o Caldas, deverão voltar sentados.

►Fica proibida a saída do Caldas (sem autorização da Professora Marly) e o acesso ao matagal, evitando-se também que os alunos se dispersem sem autorização prévia.

►Para facilitarem as identificações dos alunos, todos deverão usar um bracelete feito de elástico de cores vermelhas.  Estes materiais deverão ser entregues aos alunos e confeccionados em máquinas de costuras (nas suas respectivas residências e pedindo a colaboração de seus familiares).

►Os alunos que desejarem jogar Futsal na quadra deverão levar tênis e meias, evitando-se contusões ou calos em seus pés descalços, prejudicando posteriormente seus trabalhos e os percursos que realizam diariamente para o colégio.

►Para evitar possíveis problemas mecânicos no ônibus com paradas indesejáveis no percurso da viagem para o Caldas e no retorno, serão solicitados aos alunos que providenciem uma importância financeira simbólica visando completarem o percurso sem perda de tempo, usando a utilização de outro transporte alternativo.

►Providenciar sacola grande para guardar as mochilas dos alunos que estiverem em atividades esportivas e de lazer.  Levar fita adesiva e canetas para identificar os nomes de seus respectivos proprietários.

►Definir com antecedência o local e horário de saída e retorno, estabelecendo-se com antecedência que o tempo de espera será de quinze (15) minutos.

► Através de reuniões com pais e alunos e com   a Diretora do Colégio serão definidas outras estratégias organizacionais.

11.0 – APROVAÇÃO DESTA PESQUISA DE CAMPO
         Este projeto deverá ser apresentado aos alunos, ao corpo docente do Colégio José Bezerra e principalmente ao CREDE 19, para avaliação e aprovação, definindo-se com antecedências todas as providências necessárias.  

EQUIPE  “A”
PESQUISA  DE  CAMPO
BALNEÁRIO  DO  CALDAS  - BARBALHA  -  CEARÁ

1ª) Na sua opinião, quais são as estratégias que devem ser adotadas para preservar o meio ambiente? Cite no mínimo 12 estratégias.
- Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é proibida!!
- Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
-  Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização.
-  Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
- Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro.
- Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo.
- Não desperdice água. esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para lavar calçadas, aproveite água de chuva.
- Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.

2ª) As águas do Balneário do Caldas, em Barbalha, são consideradas “Águas Termais”. Pesquise na internet o que significa esta expressão e descreva com suas palavras qual o seu significado.
A água termal é realmente um tipo de água, como essa que a gente bebe. A diferença, no entanto, é que esse tipo específico não tem contato nenhum com a superfície durante anos e anos. O que acontece é que quando chove, o solo absorve água. Essa água fica armazenada, se junta, passa anos e anos encoberta e longe de micro-organismos e bactérias. Depois de muito tempo ela, por algum motivo reaparece na superfície como uma fonte. E agora é que aparece o real diferencial: depois de tanto tempo longe da luz do sol, a água acumulou zinco, magnésio e ferro, minerais que são benéficos ao homem.

3ª) Faça o “Mapa de risco” do  Balneário do Caldas, ou seja, descreva quais são os locais e situações onde podem acontecer acidentes e imprevistos desagradáveis nesta área de lazer e o que fazer para evitá-los:
“Mapa de risco”             Medidas preventivas
Futebol                           contusões e fraturas
Piscina                           Pano branco e infecção urinária
Poço                                 Afogamento
Escorregador                 Queda
Discussões e brigas     Agressões físicas e verbais
Matagal                          Estupro
Perder materiais           Falta de responsabilidade
                                                                                                                                      4ª) Qual a origem do  Caldas?
Remontam ao início do Século XVIII, quando por doação e em favor do patrimônio religioso no qual deveria ser edificada a primitiva capela, o Capitão Francisco Magalhães Barreto de Sá e sua mulher, D. Maria Polucena de Lima, destinam o lote de terras correspondente. As terras, nas quais estaria encravada essa doação, consistiam na posse, antes adquirida em operação de compra e venda a Inácio de Figueiredo Adorno. Situavam-se no lugar conhecido por Sítio Barbalha, denominação esta que lembrava uma senhora cujo sobrenome Barbalha se fixara no respectivo sítio e que nada mais seria senão uma corruptela de Barbalho.

5ª) Localização do Caldas na região do cariri.
 Norte - Crato e Juazeiro do Norte;
Sul -    Jardim
Leste -Missão Velha
Oeste – Crato
Distritos: Estrela, Arajara e Caldas


EQUIPE  “B”

PESQUISA  DA AULA DE  CAMPO

BALNEÁRIO  DO  CALDAS  - BARBALHA  -  CEARÁ



1ª) Pesquise os horários dos seguranças e responsáveis pelo Balneário do Caldas?
Serviços gerais – 6 horas diária
Segurança – 8 horas diária
Jardineiro – 8 horas diária
Enfermagem – 8:00 ás 17;00 horas

2ª) Anote todas as informações contidas na placa de inauguração do caldas e fotografe.

                                     
Balneário do Caldas S/A, inaugurada em 02 de março de 1975, Barbalha – Ce governador do estado, engenheiro César Alves de Oliveira Filho, S. D. T. e C. Dr. João Alfredo Montenegro, S. D. P. Dr. Aristides Braga, P. D. E. CMT Bristal de Castro. P. M. Engenheiro Fabiano Livânio Sampaio PDI – Dr. José Humberto da Costa Luma.



3ª) Descreva na  opinião de vocês, quais são os pontos positivos e negativos do Caldas, ou seja, o que vocês mais gostaram.

Pontos positivos
Pontos negativos
Natureza
Preços dos alimentos
Paz
Preços das bebidas
Limpeza
Banheiros
Preservação do meio ambiente
Barracas
Lazer

Coleta de lixo

Clima agradável

Organização

Segurança



4ª) No caldas existem atendimentos de primeiro socorro? Em caso positivo, descreva como funciona e quais são os tipos de atendimentos são realizados. Procure saber o que fazer em caso de acidentes graves.

Sim, o horário dos atendimentos pelo pessoal de enfermagem começa as 8:00 horas da manhã e vai até 17;00 horas. O s tipos de atendimentos são verificação de pressão, curativo e glicemia.  Casos mais graves eles chamam ambulância  mais próxima do Balneário do Caldas, pois existe um carro a disposição para encaminhar o paciente.


º Pesquise imagens de doenças causadas pelo sol de verão.


EQUIPE  “C”

PESQUISA  DA AULA DE  CAMPO

BALNEÁRIO  DO  CALDAS  - BARBALHA  -  CEARÁ


1ª) Pesquise com o gerente do Caldas as seguintes curiosidades:

A)  Número aproximado de pessoas que visitam esta área de lazer nos finais de semana na época do verão:

26 mil visitantes em período de veraneio e mais de 100 associados

B)  Fotografar as melhores paisagens deste disponível na internet..
      C)  Na opinião da equipe quais  são os pontos de lazer mais frequentados:
- Fontes e piscinas naturais com temperatura de 26°C, águas minerais hipotermais consideradas as mais leves do país),
-  Floresta Nacional do Araripe (A 20 km da sede): Criada em 1946 e fica localizada na Chapada do Araripe. Possui 38.262.326 hactares, abrangendo parte dos municípios de Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim),
- Caverna do Farias (Distrito de Arajaras, a 9km da sede.): Localizada no sopé da Chapada do Araripe, com 500 m de profundidade em sentido horizontal, com bicas naturais, Arajara Park 
                                                                                                                 
2ª) Fotografe todas as áreas de lazer e pontos turísticos do balneário do caldas – aproximadamente 12 fotos que serão escolhidas as melhores.

3ª) Fotografe todos os integrantes de todas as equipes

 
4ª) Faça uma redação descritiva enaltecendo os pontos turísticos e de lazer do balneário do caldas, em  Barbalha.
        O Balneário do Caldas, em Barbalha, é um verdadeiro oásis pertencente a Serra do Araripe. Possui fontes de águas naturais, riqueza em vegetação e um clima agradável. Todas essas qualidades somam-se com um distrito simples e de um povo acolhedor.  Com um público médio de 26 mil visitantes em período de veraneio e mais de 100 associados, o balneário, juntamente com o seu maior associado, a Prefeitura de Barbalha, queria melhorar as condições turísticas do distrito. Para isso, foi realizada uma assembléia geral extraordinária, publicada em edital, com a finalidade de doar a quantia de R$ 50.000,00 reais a Prefeitura.  Como a mesma é possuidora de 82,2% das ações do balneário, o prefeito José Leite solicitou a possibilidade de o clube realizar essa doação. De acordo com o gerente administrativo do local, Bosco Sá, a sociedade do clube está sempre participando dos problemas da comunidade do Caldas e ajudar neste projeto seria importante tanto pra comunidade como para o balneário.  A prefeitura tem o interesse de desapropriar o terreno, em média 200m², para revitalizar o turismo na cidade.   O terreno onde será construída a praça, hoje é ocupado por barraqueiros que vendem comidas e bebidas. Os mesmos já estão cadastrados para possuírem quiosque na nova praça e comercializar seus produtos, menos a bebida alcoólica.  Esse era um projeto e um sonho antigo, com mais de vinte anos.  Sonhado por moradores, visitantes e associados do balneário”, afirmou o gerente Bosco Sá.
EQUIPE  “D”

PESQUISA  DA AULA DE  CAMPO

BALNEÁRIO  DO  CALDAS  - BARBALHA  -  CEARÁ


1ª) Definir quais são os tipos de modalidades esportivas podem ser praticadas no caldas.
       Futebol, futsal, vôlei e tênis

2ª) Pesquise sobre câncer de pele e os horários em que podemos tomar banho de sol sem problema de saúde a nossa pele.
                             A pele é o maior órgão do corpo humano. É dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infecções. Ela é também responsável pela regulação da temperatura do corpo, bem como pela reserva de água, vitamina D e gordura.         Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.  As neoplasias cutâneas estão relacionadas a alguns fatores de risco, como o químico (arsênico), a radiação ionizante, processo irritativo crônico (úlcera de Marjolin), genodermatoses (xeroderma pigmentosum etc) e principalmente à exposição aos raios ultravioletas do sol. Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. Os mais freqüentes são: carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, o carcinoma epidermóide com 25% dos casos e o melanoma, detectado em 4% dos pacientes. Felizmente o carcinoma basocelular, mais freqüente, é também o menos agressivo. Este tipo e o carcinoma epidermóide são também chamados de câncer de pele não melanoma, enquanto o melanoma e outros tipos, com origem nos melanócitos, são denominados de câncer de pele melanoma.
                        O verão acabou de começar e como todos sabem, essa é a época do ano onde as pessoas gostam de ir para a praia ou piscina para tomar sol e então conseguir pegar aquela corzinha dourada e ficar com a pele bronzeada e bonita. No entanto todos sabemos que quando se trata de tomar sol devemos ter inúmeros cuidados com a nossa pele, para evitar queimaduras e até mesmo o câncer de pele, e um grande aliado é o uso de um bom protetor solar. E além dos cuidados com a pele e a aplicação do protetor solar, não podemos esquecer que existem horários onde o sol é mais forte, e este horário esta entre 10h e 16h, desta maneira o sol deve ser evitado neste período. ou seja o melhor horário para tomar sol é antes das 10 horas da manhã e a após as 16 horas.

3ª)  Quais os problemas de saúde que podemos adquirir se tomarmos banho de piscina com pessoas desconhecidas e provavelmente doentes.
           Doença de pele, urinária e infecção.

4ª) Descreva outros locais onde poderíamos realizar um trabalho de pesquisa nas proximidades de Juazeiro do Norte.
       Arajara park
      Verdes vale
      Horto
     Memorial Pe. Cícero
     Chapada do Araripe

5º)  Quais os tipos de flores, árvores e vegetações existentes neste local.
 Margarida, rosas pequenas de todas as cores, ipê amarelo e plantas rasteira.

6º)  Qual a localização de Barbalha – Ce?

7º Pesquise na internet as 14 Top doenças provocadas pelo sol no verão. Defina-as
Conjuntivite bacteriana
É a inflamação daquela pele transparente que recobre os olhos, chamada de conjuntiva. Ela é mais comum no verão, pois é muito fácil contraí-la ao freqüentar praias impróprias para banho e piscinas que não estejam devidamente tratadas. Para evitar a contaminação é importante, além de não tomar banho em lugares indevidos, evitar usar toalhas de outras pessoas e entrar em contato com quem estiver com a doença, pois ela é de fácil transmissão. Quando se contrai conjuntivite, os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes, e há uma produção de secreção amarelada. Além disso, também são comuns fotofobia e uma sensação de que há areia dentro dos olhos.

Otite externa
Por ser quente, úmido e escuro, o canal auditivo se inflama com facilidade e infecções causadas por fungos e bactérias, como a otite, acontecem. A otite externa ocorre principalmente em pessoas que freqüentam praias e piscinas regularmente.

Doenças de pele
Como o verão é a estação mais quente do ano, são comuns as idas a praia ou ao clube, o que faz com que as pessoas fiquem com a pele úmida por mais tempo, seja porque mergulharam em algum lugar, seja porque apenas estão transpirando mais que o normal. Esse excesso de umidade favorece o aparecimento das doenças de pele, que são causadas geralmente por fungos ou bactérias, a seguir está uma lista das mais comuns nessa estação:

Câncer de pele
Uma das principais causas do câncer de pele é a exposição excessiva ao Sol. As pessoas mais afetadas por essa doença são aquelas com a pele muito clara e sensível. Para se prevenir basta não tomar sol nos horários em que ele está mais forte, das 10 horas da manhã até as 4 da tarde. Além disso, é importante passar sempre filtro solar, até mesmo no dia a dia, e evitar cigarro e exposição a substâncias químicas como arsênio e alcatrão. Os sinais mais comuns de que alguma coisa está errada são: mudanças na pele, como uma ferida que não sara ou uma pequena lesão endurecida, brilhante ou avermelhada e pintas, sinais e verrugas que crescem ou mudam de cor.

Brotoejas
As chamadas miliárias, bolinhas de água vermelhas acompanhadas de coceira, são erupções que aparecem em crianças nas regiões das dobras de pele, como o pescoço. Elas estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas e aparecem por causa do excesso de calor e transpiração. Para se prevenir, evite sol e ambientes muito quentes e não dê banhos com água muito quente nas crianças. Para acalmar a irritação misture maisena no banho dos pequenos ou passe pasta d’água nas feridas.

Acne
Durante o verão a oleosidade da pele aumenta o que favorece o surgimento de acne. Além disso, a exposição ao sol, em um primeiro momento, pode até melhorar o problema, porém, após alguns dias, há um aumento da produção sebácea o que piora a acne. Por isso, para quem sofre com esse problema o melhor mesmo é evitar se expor demais ao sol.

Candidíase
A candidíase aparece mais no verão, pois as pessoas costumam ir a praias e piscinas e não tiram o maiô, biquíni ou sunga molhados depois que voltam para casa. Isso facilita a proliferação de fungos, como o causador dessa doença, que se caracteriza pela formação de pequenos pontos vermelhos e coceira nos genitais e em mucosas, como o canto da boca.

Pano branco ou pitiríase versicolor
Essa micose é muito comum em climas tropicais. O causador dela é o fungo Ptyrosporum ovale, que existe normalmente no meio ambiente, mas que só causará problemas de saúde se tiver condições adequadas para isso. O pano branco só aparece quando a pessoa está com baixa imunidade, e quando o fungo se encontra em um ambiente úmido e de bastante calor. Os sintomas são manchas brancas na pele, mas em alguns casos as manchas podem ser castanhas ou avermelhadas.

Impetigo
Essa doença é causada pelo desequilibro da população de uma bactéria normalmente presente na pele, a Streptococcus pyogenes, e que pode ser deflagrada por mudanças no clima. Lesões na pele, como as causadas por picadas de insetos, são o local ideal para o desenvolvimento e ação dessa bactéria, que causa inflamação e forma uma crosta cor-de-mel na ferida.
Pé-de-atleta ou frieira
Essa micose aparece entre os dedos e causa vermelhidão na pele dos pés. Ela é altamente contagiosa, mas geralmente as pessoas costumam contrair tal fungo por meio do próprio ambiente. Por isso é importante não andar descalço em vestiário de piscina, tocar em animais desconhecidos e usar calçados de outras pessoas. Além disso, tente sempre deixar o ambiente arejado, ande descalço dentro de casa e use sandálias abertas sempre que possível, use roupas de algodão que facilitam a transpiração e enxugue bem todas as "dobras" do corpo. Geralmente os sintomas são o embranquecimento da pele entre os dedos do pé e a descamação dela, que eventualmente se rompe em pequenas fissuras. Quando a micose não se encontra entre os dedos e sim na sola do pé, ela se caracteriza por uma leve irritação e então envolve toda a sola do pé.

Verminose
Outra doença de pele que pode ser contraída nas praias é a larva migrans que é transmitida por larvas de parasitas presentes em fezes de cachorro. O parasita entra pela pele, principalmente pelos pés, e causa inflamação.

Onicomicose
A doença que afeta as unhas mais freqüente durante o verão é a onicomicose. Doença provocada por fungos e também pelas leveduras. Ela começa na ponta da unha, deixando-a amarela, espessa e com uma aparência feia. Além disso, ela dói bastante e incomoda.

Desidratação
O risco de ter uma desidratação é maior no verão, pois nessa estação do ano transpiramos mais e existem mais chances de se comer uma comida estragada por má conservação. A desidratação se caracteriza pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Quando o organismo está funcionando normalmente perde-se em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina e fezes, seja pelo suor ou pela respiração. Essa perda pode se tornar excessiva por vários motivos. O simples aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar podem ser fatores determinantes na hora de se ficar doente. Uma pessoa desidratada fica com sede, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fica muito tempo sem urinar. Existem algumas coisas que você pode fazer para prevenir a desidratação, como usar roupas leves, ingerir constante mente líquidos, não comer alimentos que tenham ficado muito tempo fora da geladeira, por exemplo, e sempre preferir ficar em lugares arejados e frescos.

Insolação
A insolação acontece quando uma pessoa fica tempo demais exposta ao sol. Seus sintomas são intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo inconsciência. Além disso, com ela também vem a desidratação e queimaduras que podem ser apenas pele vermelha até bolhas na pele. Para evitar que isso aconteça com você, evite tomar sol nos horários em que ele está mais forte e sempre use filtro solar.

FOTOS SELECIONADAS DO BALNEÁRIO DO CALDAS











3 comentários:

  1. Seja Bem Vinda!Marly.
    Mais uma autora para Blog da Escola, sua colaboração é de extrema importância.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado
    Vou fazer o que eu puder para colaborar com o blog da escola. conte sempre comigo.
    Marly

    ResponderExcluir
  3. gostei falta so as fotos das pessoas que contribui pra escola crecer(os professores,diretores,fucionarios ealunos de cada classe dos turno da noite,tarde,manha

    ResponderExcluir