segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MODELO DE PROJETO VIII MACC

OBSERVAÇÃO:  O MODELO DE PROJETO NA ÍNTEGRA SE ENCONTRA NO COMPUTADOR NA SALA DOS PROFESSORES.  POR FAVOR PROCUREM SEUS RESPECTIVOS ORIENTADORES PARA QUE ELES REPASSEM PARA A EQUIPE.
E.E.F.M JOSÉ BEZERRA DE MENEZES
Rua: São Jorge, 440 – São Miguel – Juazeiro do Norte – Ceará - Tel: (88) 3102-1104/ CREDE 19
Formando hoje o cidadão do amanhã”

VIII MACC
FEIRA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
TEMA: O JOVEM E O FUTURO DO PLANETA

Memória na Escola no Ensino de história

Maria Edna Gomes da Silva1 Série: _______ Turma: _______ Nº: ______
Niele Matias nascimento1 Série: _______ Turma: _______ Nº: ______

Isabella Cristina Furtado dos Santos2
1 Alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médi José bezerra de Menezes.
2 Professora da Escola de Ensino Fundamental e Médi José bezerra de Menezes.

Introdução

A memória, essa capacidade humana de reter informações boas ou ruins; percepção que cada ser humano tem da realidade (memória individual) ou percepção que um grupo de indivíduos (memória coletiva) tem da realidade e é fonte de estudo na história, principalmente no ensino superior, pouco se vê em livros didáticos do nível fundamental e médio e pouco ou nem sempre é utilizado no ensino de história, por professores do ensino fundamental e médio. Os jovens, em sua maioria não se sentem atraídos pelo estudo da história, acham ainda, que se remete ao ato de decorar. Então este estudo desenvolvido na escola José Bezerra de Menezes visou colocar em cena, como protagonistas da história, de sua história, os alunos da escola em questão.

Metodologia

O estudo em questão vem sendo desenvolvido desde 2009, estimulado pelas aulas que focam a questão da memória, nas apostilas, “Preparação: rumo ao ensino médio” e “ Primeiro, Aprender!”, apostilas utilizadas respectivamente nos 9º anos do ensino fundamental e nos 1º anos do ensino médio. Conceituamos memória através da leitura de textos. Arrecadamos objetos dos alunos; realizamos experiencias, para demonstrar como se constroem lembranças passageiras e permanentes, com a utilização de massinha de modelar (lembranças permanentes) e quadro-mágico (lembranças passageiras); e analisamos alguns orkut's dos alunos, pois nesse espaço eles constroem sua identidade e assim sua memória.

Resultados

Após leituras, objetos arrecadados, experiencias realizadas e analises de orkut's, comprovamos que quando o aluno é colocado e se vê como protagonistas da História, ele é atraído pelo estudo dessa disciplina, reflexiva que os fazem entender o que acontecem em suas vidas, cidade, país, e esse constituiu o nosso objetivo.

Considerações Finais

As aulas de História devem ser atraentes para os alunos, quando se expõem algo diferente, que chame a atenção, ocorre também uma transferência de atenção para à disciplina. A História, ciência, disciplina reflexiva está ai para isso, abrir os olhos dos nossos adolescentes, para enxergarem, nada melhor, do que colocarmos como centro da História, protagonistas mesmos, os alunos, de uma história que é deles.