quarta-feira, 13 de maio de 2015

O coordenador pedagógico como formador

 

O coordenador pedagógico como formador

 

Um dos mais importantes papéis do profissional é formar os professores de acordo com o projeto pedagógico da escola usando os princípios didáticos que pautam a instituição.

 

É sempre estimulante falar sobre o coordenador pedagógico, ou CP, como nos referiremos ao profissional neste artigo. O coordenador atua como elo entre a escola e a família, entre os professores e seus diferentes projetos. É fundamental para construir ambientes e práticas educativas ricas e geradoras de aprendizagens para todos que convivem na escola.
O trabalho do coordenador é fazer com que a equipe de professores seja colaborativa, as crianças aprendam e as famílias participem do projeto educativo da escola. Ser coordenador na escola contemporânea é, portanto, um desafio. Porém muitos têm conseguido atingir esses objetivos em escolas de todo o país - o que lhes traz muita satisfação.
Para auxiliar os professores, o coordenador compreende as competências e saberes específicos de cada faixa etária. Quem atua na Educação infantil, por exemplo, entende que a organização dos ambientes, Educação e cuidado são indissociáveis nesse estágio. Assim, orienta os professores a respeitar as formas de conviver e aprender das crianças pequenas.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o coordenador precisa se atualizar e conhecer as teorias e práticas de alfabetização. Dessa maneira, capacita sua equipe para construir nas crianças comportamentos leitores e escritores. Nos anos seguintes do Ensino Fundamental, o coordenador continua organizando situações para discutir os processos de ensino e de aprendizagem, as didáticas de cada disciplina, a interdisciplinaridade e a avaliação dos alunos. O CP leva a equipe docente a refletir e chegar a acordos sobre esses pontos. Em todos os anos, o coordenador tira dúvidas das famílias e media sua relação com a escola; faz contato com a comunidade; organiza eventos significativos para o calendário e auxilia o diretor nos diferentes aspectos de gestão.
Neste breve artigo, frisaremos a importância do papel formador do coordenador pedagógico. Abordaremos os seguintes aspectos-chave: a função do CP dentro de uma perspectiva didática de gestão; a relação entre o projeto de formação da equipe docente e o projeto pedagógico da escola; e, por fim, a importância de planejar o uso das reuniões formativas. Nesse último tópico, abordaremos as boas pautas de trabalho e estratégias formativas que realmente levem à qualificação do trabalho e, consequentemente, do cotidiano dos alunos.

 

Nossos Eventos Bimestrais...