domingo, 27 de junho de 2010

Educação integrada.





O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos nas lutas, e também como forma de divulgar as lutas por inclusão social.



"Não é a lei que vai proteger o portador de deficiência. É a consciência."

( Gonçalo Borges )

sábado, 26 de junho de 2010

Todos diferentes,más iguais...

No José Bezerra a vários alunos: manhã,tarde e noite,de diferentes jeitos e de diferentes estilos,mas com um objetivo a busca pelo aprendizagem.Deve-se como eles se unem por exemplo nas festas juninas, na armamentação das salas e na MACC(Movimento artistico ciêntifico e cultural.),todos parecem que se conhecem a tempos e é isso que a escola tenta passar a integração social,a busca dos alunos pela aprendizagem não só na sala
A foto acima representa bem os alunos do dessa escola.

Dez dicas para estudar melhor:
* Primeiramente defina um horário do seu dia para se dedicar aos estudos, não existe um horário melhor ou pior, isso vai variar de pessoa para pessoa, e quem vai descobrir qual o melhor horário é você mesmo. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar tudo para estudar um dia antes da prova, pois assim não irá aprender nada. O tempo ideal para cada dia também dependerá de você, tudo vai depender da sua dedicação, uma dica é em uma hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos.


.
* No ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração.


.
* Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada.
.
* É importante que na hora de estudar você esteja bem alimentado, a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo, mas não fique comendo ao mesmo tempo em que estiver estudando, faça as refeições antes e depois dos estudos. Quando fizer refeições muito pesadas, dê um tempo de uma hora para a comida fazer a digestão.


.
* Tente se concentrar o máximo possível, procure se interessar mais pelo o que você estuda. Mas a concentração tem um limite, e quando o limite dela é ultrapassado, a pessoa perde totalmente a concentração nos estudos, e neste caso é melhor parar, relaxar, para depois retomar, se for o caso.


.
* Deixe o seu sono em dia, durma no mínimo 8 horas por dia.


.
* Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.

"Ser estudante é compreender o que se ensina e além de compreender, pôr em prática sendo capaz de opnar criticamente diante da realidade social. ( Ana Paula Acioli)


Recados Para Orkut





Recados Para Orkut

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alguns dos melhores.


Toda profissão passa pelas mãos dos professores,então deveriamos prestiar mais esses profissionais.A escola José Bezerra De Menezes conta com uma equipe de professores autamente qualificados.Divididos em áreas:
-Linguagens e codicos:
#Português:fundamental e médio;
#Inglês:fundamental e médio;
#Artes:fundamental e médio;
#Educação física:fundamental e médio;
#Religião:fundamental.
-EXATAS:

#Matemática:Médio e fundamental;

#Ciências:Médio e fundamental;

#Química:Médio;

#Fisíca:Médio;

#Biologia:Médio.

-HUMANAS:

#História:Médio e fundamental;

#Geografia:Média e fundamental;
#Sociologia:Médio;

#Filosofia:Médio.

Ainda temos no colégio o projeto diretor de turma, esse projeto é um privilégio dos primeiros anos do ensino médio, esse projeto consiste em um professor ficar responsável por uma turma, ele e quem vai resolver os problemas escolares dos alunos, ou seja o professor responsável vai monitorar essa turma.Até porque a demanda de alunos que desistem de estudar no primeiro ano e muito grande devido ao:primeiro emprego e por eles terem contato com dinheiro.

Como disse a professora Maneide de história e diretora de turma do primeiro ano B do colégio:"Nós diretores de turma seremos como os segundos pais de vocês".

Os professores do José Bezerra tentam passar alguns acontecimentos das suas vidas para que nós alunos possamos seguir como exemplo.

"Um professor não educa um indivíduos.Educa um espécie."(George Lichtenberg).



Recados Para Orkut

Historico Da Escola



A escola de ensino fundamental e médio José Bezerra De Menezes foi inaugurada no dia 22 de julho de 1966 com dois turnos:manhã e tarde,com 22 professores e 393 alunos nas series iniciais.Hoje em dia a escola está funcionando com ensino fundamental e médio, com educação para jovens e adultos(EJA) e educação especial.Com 79 fúncionários e 1.100 alunos matriculados. ''A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.''(Nelson Mandela)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Gestão Escolar.




















Eliane Da Silva Ferrera(Diretora):Estudou em escola pública, foi aluna do José Bezerra e do Ginásio Municipal.Formou-se em história e em direito pela URCA(Universidade Federal Do Carriri),sexta filha de uma família de dez filhos.Ela diz:''Sempre vi na educação a única opção para minha independência pessoal,financeira e profissional e é essa filosofia que repasso para os alunos da escola em que dirijo'', escola essa que ela foi professora do ensino regular e da educação especial.Antes de ser diretora ela acompanhava de perto os problemas da escola,então por achar que poderia melhorar esses problemas quis se candidatar a diretora.
Margarida Magalhães Vidal(Coordenadora escolar):Assistente social,licenciada em letras,pós-graduada em inglês e administração escolar.
Foi professora do Cirão de 1994 á 1999,concursada no estado desde 1997.Passou treze anos no Polivalente onde ensinou inglês e português,ensinou também no Segundo grau,onde passou cinco anos,assistente social do CSU más prefere a educação, veio a convite da atual diretora(Eliane).
Joselio Cunha De Lima(Coordenador escolar):Professor de língua inglesa,do concurso da rede estadual do ceará desde 2003.Trabalhou na escola de ensino médio Governador Adauto Bezerra por três anos e agora trabalha como coordenador escolhar na E.E.F.M.José Bezerra De Menezes desde junho de 2009,a convite da diretora,Eliane Ferreira.Mesmo antes de ser efetivado no estado já trabalhava como professor temporário e tambem em escolhas particulares da região.
João Santos De Sousa(Secretário):É graduado em geografia pela URCA(Universidade Regional Do Cariri) e pós-graduado em gestão escolar pela UDESC.Antes de trabalhar como secretário trabalhou como bancário da rede privada,lojas de móveis,em escritório contabilidade,foi comerciante,foi professor dos estabelecimentos:Polivalente,Cirão,Clotildes Saraiva,Ivã Gondim e o antigo DR.Diniz.Tabalha atualmente no José Bezerra De Menezes e também no colégio Joaquim Ancelmo.

sábado, 19 de junho de 2010

Depois de algum tempo..

Depois de algum tempo
“Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.


Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoa-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.


Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.


Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distancias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.


Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, perceber que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa – por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pois pode ser a última vez que as vejamos.


Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nos somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.


Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.


Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.


Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.


Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.


Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.


Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.


Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.


Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.


Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.


Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.


Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.


E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida”!


“Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar"
WILLIAM SHAKESPEARE
Texto trazido e lido pelo professor Alaildo Felipe..